sábado, 22 de outubro de 2011

I Congresso Hispano-Luso de Arboricultura - Dia 2

O dia começou da melhor maneira. Aguardava com alguma ansiedade a apresentação de Ignacio Abella, naturalista e escritor. Uma fabulosa apresentação sobre as árvores monumentais do norte de Espanha, os grandes Castanheiros e os Teixos milenares. Uma apresentação com um excelente conteúdo, um discurso apaixonado e os relatos conjuntos sobre as árvores e todas as histórias que lhes estão associadas.
Ignacio Abella cativou o publicou com a sua apresentação sobre árvores históricas

Logo a seguir, mais uma excelente intervenção do Prof. Jorge Paiva, uma autoridade em botânica no nosso país sendo sempre um prazer assistir ás suas palestras e intervenções. Falou da gestão do arvoredo do Jardim botânico de Coimbra, da sua criação e evolução e sobre as suas espécies raras e exóticas.
O Prof. Jorge Paiva durante a sua intervenção no Congresso de Arboricultura

De salientar ainda a apresentação do livro de Ignacio Garcia Pereda, sobre o ilustre silvicultor e antigo professor do ISA, Mário Azevedo Gomes. O dia terminou com a homenagem a vários silvicultores ilustres de Portugal e Espanha, com particular destaque para a presença de Augusto Sardinha, silvicultor emérito de Portugal.
Terminaram assim os dois dias de apresentações, com assuntos interessantes e temas de grande interesse com autores que espelham a grande paixão que possuem sobre árvores históricas. Os restantes dois dias serão preenchidos com diversas actividades, incluindo visitas guiadas aos vários palácios do parque da Pena, workshops técnicos, exposições e campeonato de escalada de árvores.

Sem comentários: