terça-feira, 14 de junho de 2011

Arvore Monumental - Aroeira em Valongo



Ocorrendo normalmente sob a forma de arbustos, as Aroeiras (Pistacia lentiscus L.) raramente atingem dimensões e forma de árvore. Em Portugal poucas são as que conseguiram atingir este estatuto e dessas poucas, algumas possuem um tamanho e idade assinalável. Esta Aroeira em particular impressiona pelo seu tamanho tendo 10,5 m de altura e um P.A.P. de mais de 5m. O tronco, retorcido, oco e cariado é de grande beleza. A sua idade é superior a 600 anos e encontra-se classificada pela Autoridade Florestal Nacional.
Pode ser visitada nas seguintes coordenadas: N39°10'6.15" W7°51'58.21" Valongo, Avis

1 comentário:

Unknown disse...

É sempre bom ver imagens destes monumentos naturais. Quando era presidente da Junta de Freguesia, veio uma equipa de “cirurgiões de árvores” e ficaram maravilhados com este monumento. Provavelmente esta aroeira representaria Portugal num encontro de cirurgiões de árvores na Holanda.
Informo que bem “próximo” desta árvore, existe uma outra árvore classificada de interesse público, o Freixo, situado na fonte do vale. Poderei enviar algumas fotos deste freixo.

Envio algumas curiosidades da aroeira:

Durante muitos anos esta árvore foi palco de uma tradição “as papas de S. Saturnino”, acontecia por altura das sementeiras, em que a população se dirigia à capela para implorar ao seu padroeiro que chovesse. Eram então, distribuídas e comidas umas papas de farinha, debaixo desta magnifica aroeira junto à igreja. Alguns faziam-no pela fé, muitos, vinham aqui para matar a fome.
Comidas as papas era então altura de rezar para que as chuvas fizessem germinar as sementes.
Site da junta de freguesia: www.freguesiadevalongo.pt

meu email: japgrilo@gmail.com

Cumprimentos;

José Grilo