segunda-feira, 21 de março de 2011

Gigantes da Floresta - O Projecto

O Projecto
O projecto Gigantes da Floresta destina-se a dar a conhecer através de fotografias, algumas das árvores monumentais do nosso País, centrando a sua atenção nas árvores que se encontram em ambiente florestal.
O Objectivo
Gigantes da floresta não é um projecto de conservação. É um projecto que pretende mostrar as nossas árvores monumentais, informando através de imagens, artigos e exposições, o nosso rico património arbóreo. Conhecer é o primeiro passo para que se possa preservar!
Porquê?

As árvores sempre foram uma grande paixão. Seja pela sua beleza, sombra, tamanho, idade, história ou mesmo como fonte de rendimento, as árvores sempre tiveram um importante papel na nossa vida. São esponjas de dióxido de carbono, retentoras de solos e o sustento de muitos. As árvores encontram-se entre os seres de maior longevidade neste planeta com alguns exemplares a atingir os 5 mil anos, sendo também os seres vivos mais altos de todos. Em Portugal existe um conjunto de árvores fantásticas, muitas delas desconhecidas do publico em geral. Desde o eucalipto mais alto da Europa até oliveiras com 2 mil anos e sobreiros com 500. É importante conhecer, divulgar e preservar este rico património natural para as próximas gerações.
Apoio

Um projecto desta envergadura não é possível sem a colaboração de várias entidades, sejam elas públicas ou privadas. Actualmente, o projecto é apoiado pela associação Árvores de Portugal e pela Autoridade Florestal Nacional. Existem ainda conversações com outras entidades para que o projecto se torne mais conhecido e chegue ao maior número possível de pessoas.

Hoje, Dia Mundial da Árvore e da Floresta, dê o seu contributo. Plante uma árvore. Seja ecologicamente responsável.

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente iniciativa, parabéns. Abraço,
João Cosme

Unknown disse...

Muitos parabéns pela iniciativa já divulguei pelo meu blog

http://florestadointerior.blogspot.com/

Nuno Miguel Carvalho disse...

Uma excelente iniciativa! Da maior relevância, que urge divulgar.
Votos de muitos sucessos.